Todos sabem que futebol é uma paixão mundial, o planeta inteiro respira futebol todos os dias, com raras exceções.
No mundo do Video Game não podia ser diferente,Games simuladores de futebol existem desde 1979, com NASL Soccer, para o Intellivision, que já apresentava várias das mecânicas que usamos até hoje. E hoje em dia a disputa entre FIFA e PES onde nós consumidores e adimiradores amamos para ver qual será o melhor.
Mas infelizmente nem todos os jogos de futebol deram sorte ou são incrivéis.A seguir veremos algumas das piores mancadas nos games de futebol em mais de 30 anos de diferentes tecnologias, abordagens e substituições.
10 – Sensible Soccer (PC / Amiga / Atari ST, 1992)
O primeiro da lista é um dos primeiros games de sucesso do gênero, mas a verdade é que na época simplesmente não haviam muitas opções. Com uma visão aérea chapada e reta e atletas que usavam o menor número de pixels possível, o jogo sofria do mal de parecer se jogar sozinho. Pelo uso de poucos botões, não havia a criação de grandes jogadas, e o design dos jogadores não passava muita emoção. Havia jogos muito mais avançados para a época e este acabou perdendo para as suas próprias limitações. As edições seguintes avançaram muito em vários recursos, principalmente os gráficos.
9 – Soccer Kid (SNES / Amiga / 3DO, 1993)
Longe de ser um genuíno simulador do esporte, neste estranho título de plataforma a Copa do Mundo (a taça, não o evento) foi destruída por alienígenas (!) em cinco partes, espalhadas em cinco países do mundo, e cabe ao jovem Soccer Kid reuní-las. O jogo usa várias diferentes jogadas com uma bola nos pés para se movimentar pelas fases, mas falha como jogo de plataforma e de futebol – melhor se o jogador perder a bola, ele volta para os seus pés como num passe de mágica –, e ainda estimula o uso de uma bola como arma para acertar pessoas e animais na rua. Péssimo exemplo.
8 - Peter Shilton’s Handball Maradona (Commodore 64, 1986)
7 – Mia Hamm Soccer 64 (Nintendo 64, 2000)
6 – Captain Tsubasa (NES, 1989)
Uma famosa série de mangás e animês, Captain Tsubasa
foi criado em 1981, contando a história de um time de futebol japonês,
com habilidades poderosas e exageradas (sendo, inclusive, inspiração
para o filme Shaolin Soccer). Os games, por outro lado, tem um estranho
formato de RPG: ao encontrar um jogador com a bola, começa uma batalha
em turnos, com opções como “fazer pressão” ou “carrinho”. Na área, após a
cobrança de um escanteio, ao alcançar a bola o jogo parava e perguntava
“cabecear” ou “bicicleta”. Embora ganhe pontos pela originalidade, o
jogo estragava toda a emoção e timing do esporte.
5- Ronaldo V-Football (PSOne, 2000)
4 – Mundial de Fútbol (PC / MSX, 1990)
Desenvolvido em espanhol, este jogo conseguiu um feito curioso: apesar do nome, só chegou às prateleiras após a Copa do Mundo de 90, graças a atrasos na produção. Como se isto não fosse um problema suficiente, o título apresenta uma interface que limita muito a visão do campo, com um ângulo fechado demais. Há um radar ligado constantemente, mas por ser pequeno acaba desviando a atenção do jogo. A taxa de frames baixa também contribui para a péssima experiência. O jogo ainda é lento e eventos como faltas e saídas de bola demoram a devolver o controle da bola ao jogador. A versão para MSX é ainda pior.
3 – Mega Man Soccer (SNES, 1994)
Juntar o esporte mais famoso do mundo e um dos heróis mais famosos dos games parecia uma boa ideia, mas o resultado foi bem abaixo do esperado. Com uma sofrível inteligência artificial de movimentos repetitivos, este jogo acabou baseado puramente nos power-ups obtidos durante as partidas, usados pelo seu time de “Mega Men” para acertar os times rivais, compostos de robôs contruídos pelo Dr. Willy. O game chegava a ficar lento quando muitos jogadores apareciam na tela ao mesmo tempo (bolas na área eram quase garantia de lentidão) e perdeu para a sua própria falta de profundidade.
2 – Actua Soccer (PC / PSOne, 1995)
É dificil criticar Actua Soccer, já que foi o primeiro game de futebol com gráficos em 3D poligonal, e por isso merece crédito pelo pioneirismo. Mas a verdade é que é um jogo frustrante. O título tenta desesperadamente vender seu “realismo gráfico”, mas falha miseravelmente o tempo todo. Dá vontade de desligar o PC e correr para um Super Nintendo e jogar International Superstar Soccer Deluxe. Mesmo com atletas profissionais fazendo captura de movimento, os jogadores no game parecem robôs, flutuando sem peso no gramado. As edições seguintes apresentaram várias melhorias, mas ainda foram inferiores à série FIFA, que usou o 3D melhor.
1- Pure Futbol (PS3 / Xbox 360, 2010)
Estamos em uma época em que as empresas simplesmente não podem se dar ao luxo de oferecer um jogo medíocre. E “medíocre” é a melhor maneira de descrever Pure Futbol. Enquanto FIFA e Pro Evolution Soccer lutam todos os anos para criarem experiências cada vez mais próximas do que vemos na TV, este jogo vai na direção contrária, com um futebol cinco-contra-cinco travado, ângulo de câmera fixo que atrapalha a visão geral do estádio, visual cartunesco, poucos clubes e seleções, estádios, opções, customização e (principalmente) muito pouco realismo, que é o que mais mais se espera de um jogo com este nome. A Ubisoft merecia um processo por este crime contra o esporte
Esse post foi retirado de uma notícia que achei muito legal e resolvi posta-la aqui no meu blog!
Fonte: http://www.techtudo.com.br/rankings/noticia/2011/09/top-10-piores-games-de-futebol.html